quinta-feira, 15 de março de 2012

Frase do Dia - Clarice Lispector



 

Vivemos assim, alienados a modismo e esteriótipos estrangeiros. Escravizados psicologicamente. Achamos que fazemos as coisas por nossa real vontade, na verdade não o deixa de ser, contudo, a cultura capitalista nos faz acreditar numa realidade supérflua. 
Alguns Psicólogos Evolucionistas afirmam que a pior escravidão não é física, no qual um indivíduo força um outro fazer o que ele deseja através da força, e sim a psicológica, no qual a pessoa age como se estivesse agindo de forma autônoma, contudo, não percebe que foi alienada a fazer o que o outro quer.

É preciso para e pensar: 
O que estamos fazendo de nós mesmos?

5 comentários:

  1. Será que em algum momento faremos somente coisas que queremos? Ou será mais uma corrente a quebrar para algemar-se em outra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa existência é construída pelo simbólico, imaginário e o real. Estamos tão cheios de símbolos e imagens a seguir e cultuar que se torna impossível acessar a realidade.

      Excluir
  2. Nossa existência é construída pelo simbólico, imaginário e o real. Estamos tão cheios de símbolos e imagens a seguir e cultuar que se torna impossível acessar a realidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O real na verdade é da ordem do impossível. A partir do momento que estabelecemos contado com a cultura, o que chamamos real se transforma em algo representacional (símbolos) ou Imagens (imaginário). O real está implícito nos dois primeiros, porém é inacessível.

      Excluir