terça-feira, 13 de março de 2012

Crianças invisíveis

Um Jornal matinal mostrou na segunda-feira (12) nove crianças que foram encontradas à noite, sozinhas e sem qualquer cuidado. De imediato, o Estado, na figura da polícia e dos conselheiros tutelares, fizeram a apreensão da mãe que estava no bar e esse fato por si só seria suspeito. Já na terça (13) o mesmo Jornal noticia que não tinha sido negligência e sim uma situação de extrema podreza. A mãe que fora julgada e condenada está trabalhando no bar, pois seu marido tinha saído de casa recentemente. Diante do dever do Estado em oferecer saúde, lazer, condições dignas de vida, entre outros, não seria ele quem deveria ser preso? 

Comente e vamos produzir juntos...

8 comentários:

  1. todos nós deveríamos ser presos meu caro, uma vez que somos nós quem alimentamos o capitalismo. Essa interrogação seria válida antes da politica do neoliberalismo, mas agora o estado se eximiu da culpa. Que tal ressuscitar Carl Marx e Engels pare que eles nos auxiliem...?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas será que nós mesmo não somos responsáveis e culpados de tanta negligência do Estado? Observa-se que na história a juventude e os universitários foram essenciais a mudança do Brasil. e pudemos ver explicitamente na Síria e no Egito a força do povo.

      Excluir
    2. Presos?
      Nós?
      Mas como se temos vivido décadas sob a repressão de uma oligarquia corrupta?
      Concordo com a colocação do blog e só mesmo o levantamento popular para rebater esta concepção.
      Não podemos mais confiar nas manobras políticas dos governos. Faço reverência quanto ao posicionamento do "Psicologia em Ação". Bom mesmo seria a juventude para um possível Brasil fundamentado na igualdade política e social.

      Excluir
  2. Digo aos nobres colegas que não sou pessimistas em relação às mudanças na sociedade. só gostaria de lembrar que no deixamos ser corrompidos no nosso afã de mudar o mundo. não foi diferente com "os caras pintadas", os quais a Rede Globo e os empresários manipularam; o mesmo está acontecendo no Oriente Médio, lá são as potencias europeias e os EUA que estão ditando as regras do jogo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo que tentem manipular, ainda assim estamos escolhendo ser manipulados. A questão é que as pessoas deixam que os outros pensem por nós. Não participar gera descompromisso com a coisa pública. Por isso, é um Direito UNIVERSAL participar. Mesmo não concordando com as práticas vigentes. Sua opinião sempre será importante.

      Excluir
  3. Olá Dr. Talerand. Acredito que o Estado esteja ainda engatinhando quando trata-se de resolver esse problema. A questão tá na Lei!!! O legislador tem que focar no apóio ao familiar ao invés de somente a prisão, pois muitas vezes a punição já é a propria situação de extrema miséria. Entretanto surge um utro problema: Será que o Brasil tem recursos suficiente pra tratar desses problemas? Será que precisariamos de um novo imposto?

    Obs: Espero críticas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que temos recursos suficientes e não é necessário impostos. Apenas sei, que devemos assumir a responsabilidade pelo que está posto. É certo que a cultura plasma o individuo, contudo somos nós que a construímos. Por Isso temos que nos responsabilizarmos.

      Excluir
    2. Concordo!!! Realmente temos que assumir nossa responsabilidade. E o melhor é que no art.3º, III, da Constituição Federal já estabeleceu, como objetivo, o tema aqui tratado!!!


      Obs: Estou muito feliz por haver um espaço que discuti temas variados.

      Excluir