sábado, 26 de junho de 2010

Texto da entrevista do Rondon

O Projeto Rondon é uma oportunidade única de poder, ainda na faculdade, obter conhecimento prático de uma cultura diferente e agir de modo a ajudar as comunidades carentes. Antes de ingressar na faculdade, a idéia que tinha era de um lugar em que grupos se organizavam para reivindicar temas relacionados às mazelas da nossa sociedade, pois o país se encontra em situação crítica de desigualdades sociais. Contudo, a realidade encontrada foi muito diferente do que havia imaginado. Percebi que as ações realizadas nos centros acadêmicos não eram algo intrínseco à faculdade, mas sim fruto da indignação e angústia que os estudantes sentiam pela postura de muitas pessoas que se acomodam com a situação vigente, achando que o problema é de responsabilidade de outros, não se preocupando com nada além dela mesma.

Em pensamentos, idealizava projetos e ações que pudessem melhorar a vida das pessoas que sofriam por serem excluídas de usufruir dos bens necessários à subsistência. No entanto, essas ações nunca saíram do campo das idéias, pois somente na faculdade pude compreender que não precisava realizar um grande plano de intervenção na comunidade para poder mudar as coisas. Entendi que pequenas ações fazem uma grande diferença quando realizadas com planejamento e objetivos adequados às necessidades das pessoas. E o que realmente importava era que a concretização dos objetivos possibilitasse a construção de uma sociedade mais justa e menos desigual.

O interessante é saber que para se ter êxito na missão, será preciso que as ações sejam integradas - com universitários e professores de diferentes cursos - estabelecendo harmonicamente estratégias que vislumbrem a interdisciplinaridade, tendo como objetivo a criação de uma cultura de idéias que possibilitem um melhor desempenho na intervenção e na promoção de ações transformadoras na construção de indivíduos ativos. Baseado na premissa de responsabilidade social e voluntariado deve-se notar que são poucas as instituições ou pessoas que têm consciência crítica para analisar a realidade desigual do país. Sendo assim, sinto-me preparado para alçar vôo e confiante na minha capacidade de mudar o mundo, mesmo que seja uma parcela ínfima, mas estarei fazendo minha parte.

Com esse intuito de conhecer e ajudar na mudança da realidade imposta a algumas comunidades que almejo ir a campo, atuando ativamente na criação de novas tecnologias e propondo melhorias nos modelos de existência que possam estar impossibilitando o desenvolvimento de um padrão de vida melhor para que as comunidades - a partir daí - construam uma realidade diferente da anterior à missão.

Enfim, a missão do Rondon possibilita a consciência crítica e o conhecimento prático sobre as diversas nuances da realidade brasileira, pois o estudante que disponibiliza tempo para o voluntariado não só compartilha conhecimentos com a comunidade visitada, como também descobre, na prática, os caminhos que os livros descreviam e que só a vivência permite o desfrute, ampliando o leque de informações na atuação em comunidade.

Um comentário:

  1. QUando há acomodação diante da miséria significa que "idiotizamos" a estrutura social de forma que a soma das partes é menor que a sua menor parte. Mas é nas ações individuais que mobilizam o coletivo que tal lógica é quebrada. E com o pensamento aqui exposto, pode ser que um remédio seja criado com a perpetuação dessa idéia.

    ResponderExcluir